domingo, 23 de julho de 2017

Creme de Leite e suas diferenças

Algumas preparações pedem para usar alguns tipos de cremes de leite que talvez não encontremos no Brasil, veja abaixo tipos de creme de leite, diferenças e sua utilização.

Creme de leite de caixinha: tem 17% de teor de gordura, podendo talhar seu preparado quando utilizado em fogo e com algum ingrediente ácido.


Creme de leite de lata: tem 22,5% de teor de gordura, também pode talhar quando utilizado com ingredientes ácidos. Contém soro. Se sua receita pede creme de leite sem soro, a dica é colocar a lata na geladeira por dez minutos antes de abrir, e ao abrir a lata colocar uma colher até o final da lata e virar para retirar o soro. Caso contrário, misture o soro e o creme de leite antes de utilizar em sua receita.


Creme de leite light: a diferença do creme de leite light (caixainha/lata) é o teor de gordura em torno de 15%.


Creme de leite de soja: substitui os cremes de caixinha ou lata, indicado para consumo por pessoas alérgicas ao leite e intolerantes à lactose.


Half & Half: é um creme de leite mais leve, utilizado para ser consumido juntamente com café ou cereais, seu teor de gordura é de 11% à 18% de gordura.


Teor de gordura dos principais tipos de creme de leite
Nome
Teor de Gordura *
Creme de leite de caixinha
17% a 20%
Creme de leite de lata
20% a 25%
Creme de leite light
15%
Creme de leite fresco
35%
Nata (creme de leite fresco)
45%
Half & Half
11% a 18%

*Os teores de gordura variam de marca para marca

Ao contrário do Creme de leite fresco que precisa de refrigeração e pode bater Chantilly, os de lata e caixinha não precisam ficar em geladeira antes de sua utilização e não batem chantilly.

Outros nomes encontrados nas receitas para:
 

Creme de Leite Fresco: Heavy Cream, Double Cream, Panna Fresca, Nata Espessa, Crème Fleurette
 

Creme de Leite Light: Single Cream, Crème Liquide, Panna, Nata 

Sobre alguns tipos de nomes de cremes encontrados em receitas internacionais, os quais não encontramos com facilidade em nossos supermercados:

Buttermilk ou Leitelho: não existe no Brasil. O jeitinho brasileiro para improvisar o leitelho é: Misturar uma xícara de leite desnatado com uma colher de sopa de limão ou vinagre (branco ou de maçã), deixe descansar na geladeira por 15 a 20 minutos


Sour Cream ou Creme de Leite Azedo: tem a consistência de iogurte, bastante utilizado nas comidas mexicanas e também para fazer dar mais cremosidade no doce mais popular de New York, o Cheesecake. Achei uma única, da marca Balkis Laticínios, no Mambo Supermercados. Improviso brasileiro: Misturar 150ml de creme de leite fresco com uma colher de sopa de suco de limão, misture e deixe por 30 minutos em temperatura ambiente.


Creme Fraîche: é um creme azedo francês, também não encontrado por aqui. Nosso improviso: misturar 250ml de creme de leite fresco com 30/40 ml de iogurte natural. Deixar “azedar”, ou seja, descansar em temperatura ambiente, coberto por papel filme, deixando uma fresta pequena em um dos lados da vasilha. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário !