quarta-feira, 15 de maio de 2013

Cuadril com Saladinha de agrião

Hoje meu time joga contra o Boca Juniors, por uma vaga nas quartas de final da libertadores. Independente do  jogo, claro que meu Corinthians vai ganhar, tirando a rixa do "futbol" entre brasileiros e argentinos, claro que o nosso é infinitamente superior ao dos hermanos, me deu uma saudade muito grande daquelas terras portenhas, que povo maravilhoso, Puerto Madero, San Telmo, comida excelente, cafés incríveis, shows de tango belíssimos, alfajores e o mais importante, mais em conta que viajar pelo nosso Brasil. 

Você não conhece BsAs ?, não perca  tempo, vá !, nem que seja para passar um final de semana.

Chega de saudades, este ano volto para Buenos Aires. Por enquanto vou fazer uma carninha prá matar a saudades.

Peguei no Pão de açúcar uma bandeijinha de cuadril/bom-bom de alcatra. Aqueci minha grelha Le Creuset. - taquei no fogo por uns dez minutos no fogo alto, mais ou menos 240º - depois coloquei as carnes por 2 minutos, virei as carnes e deixei mais 2 minutos (tempo para assar a carne mal passada), do jeito que eu gosto, grelhada por fora e crua por dentro. Montei meu pratinho com folhas de agrião, o grelhado e o molho de chimichuri.

Ingredientes:
310 g de bom-bom de alcatra (bifes de mais ou menos 2,5 cm)
Flor de sal
Chimichuri
50 ml de fumaça líquida (opcional)

Preparo do chimichuri:
Hidratar os temperos secos (alho, pimenta calabresa, salsinha, orégano e piementa do reino branca)com uma colher de água mais meia colher de vinagre por 15 minutos
Retirar o excesso de líquido
Acrescentar uma colher de sopa de azeite e o sal

Preparo da carne:
Deixar por vinte minutos numa vasilha com a fumaça líquida
obs.: se não tiver a fumaça líquida (realçador de sabor grelhado), colocar a carne diretamente na grelha
salpicar com a flor de sal
grelhar por 2, 3, 4 minutos, o tempo vai determinar se uma carne é mal, ao ponto ou bem passada, virar e deixar pelo mesmo tempo escolhido.

Dica:não lave a carne; não coloque sal na carne antes de grelhar; o sabor da carne é inversamente proporcional ao tempo que fica na grelha (mal passada, mais saborosa e macia; bem passada, menos saborosa e dura)

Montagem:
Colocar as folhas na metade/lateral do prato
Colocar as peças de carne
Colocar no prato, um potinho com o chimichuri

Para acompanhar, harmonizar com um tinto de sua preferência, eu abri um Bordeaux Marquis de Greyssac, safra 2009, que cumpriu  muito bem o seu papel






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário !