Bacalhau à Gomes de Sá

1º de maio, feriado, dia do trabalho. Depois de várias chamadas pelo "facetime" para meu amigo Joãozinho, entendi que ele poderia estar novamente sem o seu iPod. Mais tarde tive a notícia do ocorrido: A infração dessa vez foi "desobediência" - tentativa de devorar um potinho de gelatina de uva no seu quarto.

Diante de tal situação de incomunicabilidade pelo facetime com meu amiguinho, resolvi relaxar; acessei o YouTube em busca de alguma receita e encontrei uma portuguesa preparando um Bacalhau à Gomes de Sá. Tinha tudo que precisava para o preparo do bacalhau, então arregacei as mangas e iniciei os trabalhos.

Nesse meio tempo o João, pai, me ligou e confirmou minha suspeita do iPod do Joãozinho. Aproveite para convidar par vir em casa à noite para comer o bacalhau.

Para acompanhar o bacalhau, tomamos duas garrafas do Sauvignon Blanc 2009, neozelandês - indicado pelo Kanarek Junior, gerente de desenvolvimento de novos negócios da vinícola Yealands State -, diga-se de passagem, um dos melhores Sauvignon Blanc que tomei.

A vinícola Yealands State é um vinicola pautada na sustentabilidade e recursos provenientes da reciclagem, água da chuva, luz solar, garrafas de vidro etc... .

Os vinhos da Yealands State são encontrados nas gôndolas do Pão de Açúcar, importador oficial da vinícola. Ah! não deixe de experimentar também o ótimo Pinot Noir da mesma vinícola.



Bem, vamos à receita e as fotos:


Ingredientes:
1kg Lombo de bacalhau Dias
800g Batatas
2 Cebolas cortadas em meia-lua
3 Dentes de alho cortado em rodelas
3 Folhas de louro
60g Azeitonas portuguesas
80g Pimentão cortado em tiras grossas
200ml Azeite virgem
Sal - quanto baste
Salsinha picada - quanto baste
4 Ovos cozidos




Modo de Preparo:
Cozinhar o bacalhau em água fervente durante 8 minutos.

Depois de cozido, reserve o bacalhau.

Refogar no azeite as cebolas, os alhos, as folhas de louro e os pimentões,
sem deixar queimar.

Salgar a água e cozinhar as batatas, com casca, na água do bacalhau, até que fiquem macias.

Depois de cozidas, retire as casca e corte-as em rodelas grossas.

Retire as peles, as espinhas e desfie o bacalhau em lascas grossas.

Colocar o bacalhau no refogado, mexa tudo e deixe por mais uns minutos, junte as batatas, mexa com cuidado para não quebrar as batatas.

Colocar o bacalhau numa travessa.


Colocar os ovos, cortados em rodelas, as azeitonas e a salsinha.


No último domingo, dia 13, repeti a receita, mas dessa vez ao invés do lombo de bacalhau utilizei postas de bacalhau desfiado congelado. O resultado foi bom, porém com o lombo é muito melhor. Veja a seguir as fotos do bacalhau de domingo ...

O refogado de alho, cebola, pimentão, folhas de louro e azeite




Comentários

  1. Boa noite Jose Fugulin! Que surpresa boa! e diga-se de passagem que deu muita agua na boca!!! Curti muito seu blog e pode contar comigo para fazermos uma harmonizacao juntos!Realmente este bacalhau esta com uma cara otima e combina perfeito com o Sauvignon Blanc! Ate a proxima e estou compartilhando seu blog no meu facebook. Abraco. Kanarek Junior

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário ! Me segue lá no Instagram @cozinhaepao