Bolo da Dona Bertha

Conheci Dona Bertha num sábado tomando café no Colón, ali na Rua Alagoas, dentro de uma pequena vila em frente a Praça Buenos Aires. 

Fomos apresentados pelo Toninho, proprietário do café. Dona Bertha, uma pessoa de cabeça jovem, apesar da idade avançada, trocamos algumas experiências culinárias, falamos um pouco sobre comidas e receitas, comentamos sobre o Paris 6 e o Outback.

Fomos embora cumprir os compromissos do final de semana.
Sábado seguinte, nos encontramos novamente no café e antes mesmo de nos cumprimentar, ela tirou da bolsa uma folha de caderno dobrada, e disse: faça essa receita !,é de um bolo "saudável" não leva leite nem farinha.

Hoje seguindo a receita da Dona Bertha, fiz o bolo, troque as noze pela castanha do pará e acrescentei na receita a canela e o cravo, ambos em pó. O bolo fez sucesso aqui em casa e demos o nome de "Bolo da Dona Bertha". Segue a receita e no final do post a foto da receita original escrita por ela.

Espero encontrá-la mais vezes no Café Colón, quem sabe ela me presenteia com sua recita do Pavê de Chocolate Branco Galak.

Ingredientes:
200 g de farelo de aveia 
5 bananas nanica maduras
1 colher de sopa de fermento em pó 
3 ovos
100 g de damasco picado 
100 g de ameixa preta
100 g de uva passa
100 g de castanha-do-pará picada grosseiramente 
1 colher de chá de canela em pó 
1 colher de chá de cravo em pó 

Preparo:
Bater no liquidificador as bananas os ovos e o fermento

Num bowl misturar a massa de banana com o restante dos ingredientes.
Assar em forma untada por 30 à 40 minutos em forno preaquecido à 200º

Obs.: Para untar a forna, utilizei o óleo de coco.

A Receita Original









Comentários