Rocambole Vegano (Lentilha)


Receita extraída do site presunto vegetariano - visite, tem muitas receitas bacanas.

Da segunda vez que fiz, esqueci de comprar a vagem, então usei um saquinho de espinafre congelado que tinha no meu freezer. Agora sempre utilizo o espinafrem mas o recheio pode variar conforme seu pladar.
 
Créditos:
Paula Lumi do canal do Youtube Presunto Vegetariano

Ingredientes:
1 xícara (de chá) de lentilha crua
1 e 1/2 xícara (de chá) de água
2 folhas de louro
1/4 de xícara (de chá) de quinoa em grãos
3 colheres (de sopa) de azeite
5 dentes de alho bem picados
1 xícara (de chá) de cebola bem picada
2 colheres (de sopa) de suco de limão
1 colher (de sopa) de orégano desidratado
1/2 colher (de chá) de cominho (opcional)
1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos
1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo integral
Sal a gosto

Para a Montagem:
2 xícaras de molho de tomate conforme o seu gosto (para a montagem)
1 xícara (de chá) de purê de batatas conforme o seu gosto
6 unidades de vagem grandes
6 palitos de cenoura
Papel Manteiga, papel alumínio ou plástico
Óleo

Modo de Preparo:
Coloque a lentilha em uma vasilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas. Escorra, lave bem e coloque em uma panela, juntamente com 1 e 1/2 xícara de água e as folhas de louro.
 

Enquanto isso, coloque a quinoa em uma vasilha pequena, cubra com água quente e deixe de molho por 2 minutos. Escorra lave bem e reserve.
 

Quando a lentilha estiver quase sem água, retire as folhas de louro, adicione a quinoa, misture e deixe cozinhar até a água do cozimento secar completamente.
 

Em seguida, adicione o azeite, o alho, a cebola, o suco de limão, o cominho, o orégano e tempere com sal a gosto. Misture bem e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre para não queimar.
 

Desligue e acrescente a farinha de trigo integral, a aveia em flocos, misture bem e deixe esfriar completamente, para não atrapalhar a montagem (vai levar cerca de uma hora e meia).
 

Enquanto isso, prepare o molho de tomate e o purê conforme o seu gosto. Também cozinhe 6 unidades de vagem e 6 palitos grandes de cenoura em água fervente por 5 minutos. Escorra e reserve.
 

Pré aqueça o forno a 240ºC e coloque uma folha de papel manteiga com cerca de 40cm sobre uma superfície limpa. Distribua a mistura de lentilha e quinoa até formar um retângulo com cerca de 30cmx20cm e aperte bem, ajeitando as laterais.
 

Dê 2cm de distância da borda e distribua uma camada de purê. Disponha a vagem e a cenoura sobre ele e em seguida enrole o rocambole. Procure deixar o rocambole bem firme, e para isso aperte bem.
 

Unte uma assadeira antiaderente com uma colher de sopa de óleo, disponha o rocambole sobre ela, ajeite as laterais e pincele óleo sobre toda a superfície dele.
 

Leve para assar por 30 minutos a 240ºC e em seguida retire do forno. Cubra o rocambole com metade do molho e deixe a outra parte para a hora que for servir.
 

Devolva ao forno por mais 10 minutos e está pronto! Regue com azeite para servir.


Com lentilha normal, vagem, cenoura e espinafre

Com lentilha normal, vagem, cenoura e espinafre

Com lentilha vermelha, cenoura e espinafre

Com lentilha vermelha, cenoura e espinafre

Com lentilha vermelha, cenoura e espinafre


Comentários